Agosto 2018

Decorando seus ambientes com espelhos

Quando decidimos decorar uma casa ou apartamento há itens indispensáveis para compor ambientes, tanto por conta do ornamento que proporcionam entre as cores, formatos e tamanhos dos cômodos quanto pelos benefícios que agregam ao local.

Os espelhos são peças curingas que entram em tal categoria, usados há décadas por seu design diferenciado, função e possibilidades que oferecem na decoração de um lar.

Assim, ainda hoje são vendidos em formas diversas, molduras, tamanhos, cortes e demais características que oferecem uma gama de possibilidades para um ambiente decorado.

Além de ampliar, oferecem aconchego ao ambiente (Imagem da internet).

Por que apostar nos espelhos?

Os espelhos partem de usos que vão além da função de refletir a imagem, podendo contribuir com a decoração e funcionalidade do ambiente, com possibilidades como:

  • Dar destaque em algum objeto de decoração específico;
  • Iluminar locais ao refletir luzes naturais e/ou artificiais;
  • Ampliar cantos muito estreitos, criando a sensação de expansão.

Todas essas opções podem ser combinadas com os modelos de preferência e tipos de cômodos, sempre com base em como usar espelho decorativo na decoração de acordo com o objetivo desejado.

Como usar os espelhos no ambiente decorado?

Os espelhos podem ser fixados de maneiras diferentes de acordo com o objetivo e local escolhido. Geralmente os métodos acompanham a necessidade do local, assim como o modelo em si.

Com isso, há algumas possibilidades direcionadas para cômodos específicos da casa, como:

Quarto

Em quartos pequenos, uma dica é usar espelhos nas portas dos armários ou verticais e pendurados em paredes. Assim, além de ajudar na hora de se vestir, amplia o ambiente sem exageros.

Além disso, uma moda que está em alta nos últimos tempos são espelhos pequenos organizados um ao lado do outro, com molduras em estilo mais clássico, porém, cada uma com uma forma.

Essas molduras podem ser em madeira, gesso, mdf, plástico ou mesmo tipos de papel mais resistentes, o importante é combinar a cor do espelho decorativo para quarto com os outros objetos.

Cores nos espelhos como bronze, estão em alta. (Imagem da internet).

Cozinha

Na cozinha o uso de molduras varia. Em locais mais rústicos, fica interessante optar por espelhos com moldura em madeira, criando uma decoração elegante.

Porém, para cozinhas mais modernas, há a opção de espelhos com falsa moldura, técnica em que as extremidades são desenhadas ou apenas mais opacas e geram a sensação de conter uma moldura, outra opção são espelhos apenas fixados na parede, sem acabamento nas extremidades para gerar compatibilidade com a decoração mais moderna na cozinha.

Um ponto importante é a amplitude do espelho decorativo para cozinha. Como o ambiente é sempre frequentado, cozinhas mais novas tendem a ser pequenas e há grande necessidade de iluminação, para isso, o ideal é o uso de espelhos maiores que podem ser fixados retos na parede.

Mesmo na cozinha, aliar espelhos fica moderno com a iluminação adequada (Imagem da internet).

Sala

Para um ambiente de maior destaque e, ainda, aconchegante, a opção de espelhos pode ser o uso de peças médias que fiquem um pouco mais elevadas e com pequeno ângulo de inclinação para frente, fazendo com que haja reflexo do espaço próximo.

Além disso, vale tomar cuidado com a quantidade de lâmpadas refletidas, principalmente se o uso for em salas de estar. Como o local geralmente possui lustres ou posicionamentos estratégicos das luzes, se o espelho ficar muito direcionado para as lâmpadas há riscos de causar desconforto a partir dos reflexos.

Ampliar o ambiente, sempre uma boa opção (Imagem da internet).

Entrada

O espelho decorativo na entrada é um clássico! Além de dar um toque de requinte ao local e passar tal impressão para quem está chegando, o posicionamento ajuda a criar um charme para cantinhos sem graça, principalmente quando há combinação de uma boa moldura em tamanho médio ou grande.

Quando bem posicionados e escolhidos, a forma sobre como usar espelho decorativo na decoração ajuda muito a transformar o ambiente, gerando desde maior acolhimento até amplitude, iluminação e personalização do local.

Mosaicos também estão em alta (Imagem da internet).

Invista em um modelo que combine com a sua casa!

Compartilhe nas redes sociais: