Abril 2019

LED nos móveis, modernidade e versatilidade

Uma idéia que chegou com tudo e traz um toque diferenciado e contemporâneo aos ambientes são as fitas de LED.

Muito funcionais e versáteis, elas podem ser utilizadas de diversas formas, vamos apresentar tudo sobre esse recurso simples, fácil de instalar e que faz toda a diferença no projeto.
As fitas de LED são mais usadas em decorações de ambientes e para criar cenários, como em salas de estar, jantar, cozinha, banheiros, piscinas, móveis, entre outros. Seu uso é importante para locais em que o uso de lâmpadas não seria possível ou não atenderia bem a função.
Essa solução possui ainda outras vantagens além da versatilidade, a fita LED é super-econômica, consome pouquíssima energia elétrica. Além disso, devido à sua dimensão reduzida, é ótima para ser aplicada em armários, prateleiras, painéis de TV, nichos, cabeceiras e onde mais a imaginação mandar, proporcionando efeitos bem interessantes além de decorativos.
Luz de aconchego para dormitórios (Imagem da internet).
Luz que auxiliam no preparo (Imagem da internet).

As fitas de LED são maleáveis, não emitem calor nem raios ultravioleta e infravermelho, por isso, não danifica tecidos, possui grande durabilidade, até 10 anos, e muitas ainda vem com fita dupla face, tornando a instalação simples e rápida.

Versatilidade na aplicação (Imagem da internet).

Podemos destacar adornos aplicando o LED nas prateleiras onde eles serão expostos, iluminar a bancada da cozinha aplicando as fitas abaixo dos armários superiores, valorizar taças em uma cristaleira, iluminar roupas dentro do armário, iluminar bancadas de estudo, entre outras, as possibilidades são intermináveis.

Cores frias e/ou quentes, determinam o tom do ambiente (Imagem da internet).

Hoje as ferragens para móveis estão cada vez mais diversificadas e modernas, podemos incluir LED’s desde um cabideiro a gavetas, existem também, sistemas que com abertura de portas que acionam as luzes em armários de forma automática por exemplo.

Cabideiro com LED (Imagem da internet).

Uma característica das lâmpadas de LED e que atrai muitas pessoas é a variedade de formatos, modelos, cores. Existem produtos com diversas cores, larguras, potência e quantidade de LED por metro.

Quanto às cores, você pode optar pelas tonalidades de branco: frio, morno ou quente, sendo que a fria é mais impessoal e a quente apresenta tons dourados. Existem de cor verde, vermelha e azul e as RGB, que têm essas três cores em uma mesma fita e mais 13 cores possíveis. Essa última está disponível apenas nas fitas LED 5050 e vem com um controle para que você escolha a cor que deseja.

A escolha dependerá do lugar a ser iluminado e do projeto luminotécnico. Além disso, elas apresentam variações quanto à proteção contra água e poeira. Há ainda a diferença de potência e, nesse caso, prefira comprar artigos da mesma marca e especificações, pois elas, às vezes, apresentam variação de luminosidade e cor.

Diversos tons para a escolha de cada perfil (Imagem da internet).

Portanto, é bom ficar de olho na intensidade da luz, pois existem potências diferentes, e também na cor, já que existem quatro tons. Isso é importante para conseguir o efeito cênico desejado.

Compartilhe nas redes sociais: