No espaço queridinho da casa: a cozinha, os componentes não são meros coadjuvantes e consumidores sabem o que querem quando se fala deles.


Ferragens e acessórios para móveis da cozinha devem ser uma das últimas preocupações de um cliente, certo? Talvez. Para Engenheira civil Laissy Roberto, por exemplo, o mobiliário para a cozinha é um dos pontos mais importantes do Check List de qualquer projeto. “É a parte principal da casa para mim, devido ao prazer de cozinhar e, sem dúvida, queremos e procuramos qualidade e durabilidade, logo esses componentes são de suma importância”, afirma.
A história de Laissy confirma a afirmação frequente de lojistas e moveleiros, também de fabricantes de ferragens e acessórios, que destacam a importância que esses componentes têm no mobiliário em geral e, especialmente, na cozinha. Com a constante preocupação e atenção maior que as pessoas tem dado às residências, especialmente a esse espaço – pelas transformações sociais que a população tem passado e tamanho dos imóveis, nenhum detalhe passa despercebido por quem planeja equipar seu lar.
Custo-benefício
Para garantir os predicados desejados, destacamos que, entre as várias características que a cozinha deve ter, o sistema de abrir das portas, pode ser, em sua maioria, do tipo basculante. Na prática, essa escolha pode significar economia a longo prazo em termos de manutenção.
A leitura do benefício a longo prazo, aparece quando o consumidor identifica que a escolha correta de ferragens e acessórios é a garantia de qualidade por mais tempo. Nessa leitura, levamos em conta a confecção dos móveis, se os puxadores são de alumínio ou plástico, se possuem corrediças telescópicas. Até mesmo as espessuras dos painéis e seus revestimentos são muito importantes na hora da compra e fazem toda a diferença no orçamento final.

Objetos de desejo
Hoje em dia, por outro lado, os acessórios estão cada vez mais acessíveis financeiramente. Aqueles que remetem à tecnologia sempre são um chamariz para qualquer ambiente e consumidor. Diferentes tipos de acabamento em vidros como a serigrafia, ferragens com sistema de amortecimento, que se abrem com um toque e até mesmo com controle remoto são a coqueluche para os mais antenados.

O grande chamariz, os acessórios internos dos móveis são o sonho de consumo para qualquer pessoa e, tendo isso em mente, alguns itens como um compartimento para lixo, outro para produtos de limpeza e também um para temperos são itens indispensáveis em uma cozinha. O que se deve pensar é que tudo precisa estar escondido, para poder deixar a bancada liberada para uso a qualquer momento.

O cenário atual possui clientes com um perfil mais “antenado”, principalmente a esses acessórios mais elaborados que sempre vão fazer a cabeça a ponto de tornarem-se objetos de desejo, mas os mesmos não são tão acessíveis no que diz respeito a preço. No entanto, há desde o mais básico separador de talheres, até o mais elaborado e isso se aplica a todos os acessórios. Então, há disponível para todos os públicos e, em cada nicho, esses detalhes serão, em sua proporção, relevantes.

O articulador Aventos HF, da Blum, é um dispositivo que articula duas portas de uma vez, sendo indicado para módulos altos. Mas abrindo somente uma porta, já é possível ter acesso a muitos itens. Agregam beleza ao módulo a luminária angular para basculante, com acionamento magnético, e as prateleiras de vidro, que podem ser Float ou Extra Clear.
Com uma série de fornecedores, desde importados a nacionais, hoje o setor moveleiro conta com uma infinidade de possibilidades em ferragens para atender o ambiente desejado, o planejamento de execução e a experiência da empresa contratada determinam o resultado final conforme a expectativa do cliente.