Dezembro-2017

Tipos de corrediças e suas aplicações na prática

Bom, corrediça é uma ferragem usada em gavetas, um trilho que faz a gaveta deslizar. Certo! Mas porque preciso saber disso?

É bom sabermos alguns detalhes do móvel que estamos comprando, como o tipo de material usado, qual o tipo de ferragem, porque disso dependerá a sua satisfação com o móvel.

Já pensou em sonhar com um móvel, idealizá-lo e depois de pronto a gaveta emperra ou sai do trilho? Por isso vamos detalhar três tipos de corrediças, a de roldana, a telescópica e a de quadro ou invisível. Conhecendo um pouco mais dessas peças você poderá escolher qual a melhor para o móvel que está planejando comprar.

Corrediça de roldana

Esse modelo é mais comum em móveis mais simples ou nos móveis de lojas populares. É o modelo mais barato das três que estamos falando. Esse modelo não deixa a gaveta sair completamente do móvel e não possui trava, conforme é puxada, a gaveta pode sair do trilho, podendo causar danos no móvel e até acidentes. E também suporta pouco peso, segundo seus fabricantes.

 

Corrediça telescópica

Essas são as mais utilizadas em móveis sob medida ou planejados, seu uso é lateral e fica aparente. Elas costumam deixar a abertura e fechamento da gaveta macios, deslizam bem. Dão uma boa abertura à gaveta, fazendo com que ela saia por completo do móvel, facilitando o acesso aos itens guardados. Elas também suportam um peso razoável, em torno de 20/30 Kg, dependendo da marca e aplicação. É um pouco difícil retirar a gaveta do móvel por ela possuir uma trava, mas isso tem seu lado bom, ela não sairá se você não retirar propositalmente. É ideal usar essa corrediça em gavetas ou gavetões, mas no caso de gavetões, deve-se atentar ao tamanho e o peso que estará nele para assim posicionar a corrediça no local ideal.

Corrediça invisível ou de quadro

Existem alguns modelos dessas corrediças, depende da marca, mas todas ficam assim, embaixo da gaveta, por isso o nome de invisível, fica imperceptível para quem a usa. A gaveta pode ter extração total ou parcial, dependendo da escolha. Também possui um tipo de trava que não permite que a gaveta saia do trilho sem que queiramos. Esse modelo de corrediça deixa a gaveta com a abertura mais macia e leve. As gavetas que usam essa ferragem suportam mais peso que outros modelos que falamos, tanto pelo tipo de sistema, como pela posição em que ficam. Isso faz com que seja a corrediça ideal para ser utilizada nos gavetões, por exemplo. Esse é o modelo de maior valor, entre os modelos apresentados. Além do fator segurança, ela traz mais requinte, por não ser visto, agregando valor estético ao móvel em si.

 

Agora basta decidir o modelo ideal para seu móvel!

Compartilhe nas redes sociais: