Janeiro-2018

Porta de correr e suas vantagens no dia a dia

As portas de correr têm um papel fundamental na integração de ambientes, unindo a beleza e a funcionalidade para ampliar o espaço e melhorar a circulação.

Conheça mais sobre este modelo de porta

Sua flexibilidade permite que se abram ou fechem espaços, adaptando-se a determinada ocasião, por exemplo, quando recebemos visitantes, o ideal é esconder a bagunça e deixar os ambientes íntimos fechados, além de reduzir o barulho.

Elas também são uma ótima opção em apartamentos pequenos, onde não há espaço útil para a instalação de uma porta tradicional, nem a construção de uma parede de alvenaria. Apoiando-se em trilhos para deslizar, elas ocupam pouco espaço e podem dividir os ambientes de forma elegante e moderna.

Além da clássica divisão de ambientes, elas também são utilizadas em armários variados, seja na cozinha, no banheiro ou no quarto. Na hora de fazer um móvel planejado, considere a utilização deste tipo de porta para economizar ainda mais espaço e dar elegância aos seus móveis.


Versatilidade no uso da porta de correr (Imagem da internet)

Principais materiais para as portas de correr

Porta de correr de madeira ou MDF

A madeira e o MDF são os materiais prediletos nas portas de correr e se adequam a praticamente todos os ambientes, tanto para o banheiro, quarto, sala ou cozinha. Só não é recomendada para a área externa, já que a umidade pode estragar esse tipo de material. Também vale ressaltar a importância dos cuidados por parte da empresa que irá instalar com uso de ferragens adequadas para que não empenem com o tempo. Além dos diferentes acabamentos e texturas que se adequam a diferentes necessidades, seu toque é confortável nas mãos.


Divisão de ambientes (Imagem da internet)

Porta de correr de alumínio:

As portas de alumínio, geralmente instaladas com vidro, são a melhor opção para ambientes externos, onde o material é resistente aos desgastes naturais como o vento, o calor e a umidade. Porém seu uso interno pode ser um coringa na decoração com uso de espelhos por exemplo.


Resistência ao tempo (Imagem da internet)

Porta de correr de vidro

O vidro é outro material versátil que pode se adequar a escritórios, banheiros e outros cômodos. Seja mantendo a transparência ou com uma solução opaca para dar privacidade.


Utilizar cores também compõe a decoração do ambiente (Imagem da internet)

Porta de correr estilo “camarão”

Um pouco diferente das demais, com sistema de abertura que consiste na divisão de duas ou mais partes; ficando uma sobre a outra. Indicada para dividir ambientes, a porta camarão, quando aberta, oferece uma sensação de amplitude ao espaço. Um dos modelos mais tradicionais e elegantes é a porta camarão de madeira, mas também pode ser usado o vidro. Necessita de um trilho específico, recomenda-se contar com o auxilio de um profissional gabaritado para a montagem pois é um sistema sensível.


Detalhe da porta camarão (Imagem da internet)

Vantagens de usar as portas de correr

  • Economia de espaço: uma porta tradicional requer um espaço definido para que seja aberta, com a porta de correr é possível ganhar este espaço perdido e utilizá-lo para outro fim. Como este modelo é fixado sobre um trilho, só é necessário o espaço para a porta deslizar, ideal para cômodos que tem uma parede extensa. As portas de correr também podem substituir as paredes de alvenaria que separam ambientes em apartamentos pequenos.
  • Flexibilidade, integração e privacidade: quando aberta, as portas de correr podem permitir a integração de ambientes, além de deixar o local com uma sensação de amplitude maior. Para os momentos mais íntimos, basta fechar a porta para esconder determinados cômodos.

Desvantagem

  • Isolamento acústico: a porta de correr não tem o mesmo tipo de vedação de uma porta tradicional, portanto é comum que o ruído de outro ambiente seja mais perceptível.

Mais imagens e seus detalhes:


A porta de correr permite um vão maior do que uma tradicional, por consequência, tem uma maior incidência de iluminação e ventilação no cômodo (imagem da internet).


Acomode os ambientes em um mesmo plano para que a porta deslize sobre esses dois espaços (imagem da internet).


Para uma pegada industrial e jovial, escolha as portas metálicas. Neste projeto, ela ainda pode ser utilizada como painel para pendurar fotos (imagem da internet).


Quem nunca sonhou com um closet? Ainda mais com todas as portas de correr e espelhos, maior organização para o ambiente (imagem da internet).


Além de de dividir e integrar ambientes, as portas de correr dão uma aparência moderna e elegante na residência (imagem da internet).

Agora com todos esses detalhes basta você escolher o modelo que mais te agrade e decorar seu ambiente da melhor forma possível.

Compartilhe nas redes sociais: