Janeiro-2018

Você ja conhece a madeira chamada de “plástica”?

Você, interessado, marceneiro ou Hobbysta que atua ou não na área, já ouviu falar de “Madeira Plástica”? Sabe o que ela é afinal? Vamos aprender neste post 🙂

Oriunda dos processos de reciclagem, a madeira plástica é feita de composto de fibra de madeira/serragem e resíduos plásticos. Seu uso é ótimo para a preservação do meio ambiente, e está cada vez mais presente em decorações e projetos de arquiteturas que se beneficiam do elemento da madeira.

Madeira Plástica é na definição mais correta um perfil termoplástico. Além disso, a Madeira Reciclada é altamente durável e resistente às ações do tempo, como Sol, chuva e até mesmo maresias. Outro de seus benefícios é sua resistência a pragas e a corrosão.

Não requer manutenção, não solta farpas e sua limpeza é extremamente fácil, bastando utilizar água e sabão. Mesmo ela custando 30% mais caro que outros tipos de madeira inicialmente, com o tempo utilizar Madeira Plástica sai muito mais compensatório, já que a manutenção é muito menor e a duração muito maior. Bastam aproximadamente 12 meses para que você passe a notar o retorno.

Benefícios de Madeira Plástica ao meio ambiente

Estima-se que a cada 700kg de madeira plástica utilizada, 1 árvore adulta de grande porte estará sendo preservada  aproximadamente 200 mil sacolas plásticas deixam de circular no meio ambiente. A madeira plástica tem durabilidade de muitos anos sem exigir nenhuma manutenção.

Madeira Plástica é Inovação Sustentável

A constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente corretas. Com este propósito, cresce o uso e a aplicabilidade da Madeira Plástica. Produzida através de resíduos plásticos descartados, a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada. Além disso, ainda evita o desmatamento e evita contaminação do solo e águas subterrâneas.

Utilize Madeira Plástica em seus projetos!

A produção da Madeira Plástica traz inúmeras vantagens ao meio ambiente, pois a decomposição do plástico leva aproximadamente 100 anos. Com o consumo de plástico em alta, imagine o prejuízo se não dado um destino sustentável para todo esse resíduo. A madeira de plástico é uma excelente alternativa quando se pensa em áreas externas. É muito semelhante a madeira natural, traz benefícios ao usuário porque é de baixa manutenção e tem vida longa como já falamos algumas vezes neste post.

Diferença entre Madeira Plástica, Madeira Ecológica WPC e Madeira Sintética de PVC

O mercado de produtos sustentáveis está crescendo cada dia mais e diversos fabricantes começaram a produzir os mais diferentes tipos de produtos. É comum as pessoas acharem que todos os tipos de materiais sintéticos que imite a madeira seja ecológico, ou colocá-las todas no grupo intitulado por madeira plástica.

Materiais Sintéticos e suas variações

No Brasil e no mundo existem inúmeros tipos de materiais sintéticos, porém cada um com sua característica, composição e acabamento. Os fabricantes de materiais sintéticos hoje são mais focados em decks, mas aos poucos a linha de produtos vem aumentando conforme a penetração de mercado, destacamos a diferença de acabamento dos materiais. Veja abaixo alguns exemplos desses materiais e suas características para aplicação:

Madeira Plástica


Material composto por 100% de plásticos reciclados dos mais diversos, proveniente de resíduos industriais ou residenciais. O material é co-extrusado com cores, texturas e frisos, além de aditivos que protegem o material de intempéries.

Madeira ecológica WPC


Material composto com 70% de madeira RECICLADA e 30% de plástico RECICLADO. A madeira ecológica surge a partir da ideia de plastificar a madeira para que ela tenha mais durabilidade e resistência.

Madeira Sintética de PVC


Material composto com 70% de madeira RECICLADA e 30% de PVC virgem. O material é bastante resistente, já que o PVC utilizado em sua composição é de origem virgem, trazendo cores uniformes.

E aí, se interessou em utilizar a madeira plástica?

Compartilhe nas redes sociais: