Maio-2018

Medidas ideais para cozinhas, bancadas e armários

Respeitar as medidas ideais na decoração da cozinha é importante para manter o conforto e a funcionalidade, seja na circulação ou no mobiliário.

Não são medidas rígidas, pois dependem normalmente de quem irá utilizar o espaço, que pode ser uma pessoa mais alta ou mais baixa. No caso de cozinhas usadas por pessoas com alturas muito diferentes ou em situações em que se queira manter alturas padronizadas, que agradem à maior quantidade de pessoas, podem ser usadas como referência as medidas intermediárias. (Veja também: “Vantagens de uma cozinha planejada sob medida“).

Medidas ideais – Altura ideal de bancadas

As bancadas de cozinha da área da pia ou de manuseio de alimentos devem ficar a uma altura em que os braços fiquem dobrados ao utilizá-la, mas não tão altas que façam com que os ombros fiquem levantados. As bancadas mais altas, usadas como divisão entre os ambientes ou como bar, podem ter entre 1,05 e 1,10m. Essa é a altura ideal para usar banquetas altas, com assento de 90 cm.

A altura das bancadas é uma dúvida comum para quem está montando sua casa, principalmente porque existem variações de uso e necessidades. De modo geral, bancadas de cozinha devem ter entre 86 e 93cm, pelo menos no local onde fica a pia. Essa medida pode variar em função de quem vai usar a bancada, sendo que o importante é que ela possa manusear os alimentos e objetos sem ter que curvar as costas ou levantar os ombros, como dito anteriormente.

Bancadas que serão utilizadas como mesa devem ter altura final entre 72 e 78 cm, para ficar confortável ao ser usada com cadeiras de tamanho padrão, com assento de 50 cm. Se for preciso usar cadeiras ou banquetas em bancadas que estejam no mesmo nível da bancada da pia, deverão então ser usados assentos com altura intermediária, de 60 cm.

nos banheiros, novamente a altura ideal depende do tamanho dos usuários, mas o padrão é que seja algo entre 78 e 85cm. É importante calcular a altura final das bancadas levando em consideração a espessura do tampo, e então descontar na hora de executar a mureta de apoio ou fixar os suportes da bancada na parede.

Nos banheiros, a medida a ser considerada é a da parte mais alta da cuba, portanto em caso de utilização de cubas de apoio, que ficam para fora da bancada, a altura da bancada deverá ter a medida indicada menos a altura da cuba.

Outra dica nas cozinhas, vale lembrar que alguns eletrodomésticos têm que caber abaixo da bancada, como máquinas de lavar, e outros devem estar alinhados com a superfície, como fogões de piso. Então dependendo do que for feito primeiro – a bancada ou a compra do eletro – o resto deverá estar de acordo, sempre dentro das medidas aceitáveis.

Modelo de bancada – (Imagem da internet)

Distância entre o armário superior e o inferior

A medida mínima a ser deixada entre a bancada e o armário suspenso é de 50cm, mas sempre considerando se a altura do armário superior não irá atrapalhar os movimentos ou ficar diretamente na altura da cabeça das pessoas, quase como uma armadilha. E se o armário superior estiver nessa altura mínima de distância, é interessante usar profundidades pequenas.

Também é importante não deixar o armário superior tão alto que fique muito difícil de ser alcançado. Uma altura confortável para pessoas de estatura mediana é de cerca de 1,50m entre o chão e a base do armário, podendo ser elevado até 1,60m para pessoas mais altas.

Detalhe na altura do armário superior – (Imagem da internet).

Medidas ideais na cozinha – Profundidade dos armários

Os armários superiores precisam sempre ficar recuados em relação à frente da bancada, para não impedir o acesso e manuseio dos alimentos na parte de baixo, já que o corpo fica naturalmente e levemente inclinado sobre a bancada ao utilizá-la. Além disso, se eles forem muito profundos a parte de traseira fica difícil de ser alcançada. O ideal portanto é que eles sejam no mínimo 20 cm menores do que os armários inferiores, que normalmente estes têm de 55 até 60 cm de profundidade, em algumas exceções (Exemplo: Uso de lava e seca com armário frontal) podendo chegar a 65 cm para um tampo de granito de 70 cm.

Detalhe na bancada de cozinha com sóculo – (Imagem da internet).

Medidas ideais de circulação na cozinha

A menor medida de circulação considerada viável, no geral, é de 60cm. Mas na cozinha essa medida precisa ser maior, devido à existência de portas de armários e gavetas em quase todos os locais.

Na frente da geladeira ou de fornos, que costumam ter portas maiores, a medida de circulação deve subir para pelo menos 90cm, e se houver utensílios e armários dos dois lados da passagem, o ideal é que sejam deixados pelo menos 1,10m, para que seja possível utilizar os armários e ainda deixar um espaço livre para a passagem.

Área de passagem, atenção especial a este detalhe – (Imagem da internet).

Altura da coifa ou depurador

Para finalizar nosso post, outra dúvida muito comum, a famosa altura da coifa ou depurador, o indicado é ficar perto o suficiente do fogão ou cooktop para que a fumaça seja absorvida corretamente, mas também afastada o suficiente para não atrapalhar o uso do fogão. Essa medida deve ser algo entre 70 e 80cm de distância.

Detalhe na altura do depurador – (Imagem da internet).

 

Compartilhe nas redes sociais: