março 2018

Móveis revestidos com espelho: como e quando fazer

Decorar a casa pode ser uma tarefa bastante prazerosa. Uma das principais dicas é: use a criatividade. E móveis revestidos com espelho têm tudo a ver com criatividade. Além de serem peças elegantes, espelhos promovem sensações variadas de acordo com a harmonização do ambiente. Em locais claros, por exemplo, é possível que se obtenha sensação de fluidez da casa e dos cômodos. O grande charme desse tipo de decoração está na repaginação dos móveis, variando de acordo com a imaginação de cada um.

A técnica, requintada e dotada de boa dose de originalidade pode ser empregada em móveis antigos tão bem quanto nos móveis recém instalados, emprestando às peças um ar rústico, vintage, uma tendências observada nos últimos anos. A versatilidade do espelho cria formas que tornam qualquer parede ou cantinho em algo especial e único, aprimorando ambiente ou atraindo os olhares de visitantes.


Imagem da internet

Móveis revestidos com espelho

Das clássicas portas de correr aos armários aéreos de banheiros e cozinhas, os espelhos estão conquistando público e espaço. Os armários de quartos, por exemplo, são alguns dos móveis que costumam ser escolhidos para receberem espelhos na superfície. A beleza e praticidade são pontos positivos no revestimento de móveis com espelhos.

Se antes os espelhos habitavam as portas de correr dos guarda-roupas modernos e de linhas retas, fechando closets ou ganhando espaço em quartos menores, hoje eles alçaram voo para possibilidades ainda mais originais. Bastou um pouco de ousadia e os espelhos surpreenderam ao serem utilizados em armários rústicos, feitos de cana da índia ou bambu.

Saindo dos armários e criados-mudos de quartos, podem ser usados nas cozinhas, banheiros, hall de entrada, aparadores e cômodas, os espelhos têm ganhado espaço graças, por exemplo, a detalhes em bisotê, jateados ou desenhados. Da decoração clássica à moderna, esta parece ser uma forma singular e imponente de decorar toda a casa, no melhor estilo faça você mesmo.


Imagem da internet

Funções do espelho:

1- Aumentar o ambiente – Esse recurso é muito usado em ambientes pequenos como corredores, lavabos e halls. Em vez da sensação de confinamento, o espelho, como num passe de mágica, parece ampliar o espaço. Um mural de espelho deve ser aplicado em local onde exista certa distância para visualização, criando mais profundidade no espaço. No hall de entrada, é um recurso pra dar vida a um canto sem graça e é providencial para um retoque final antes de sair de casa.

Em closets, lavabos e banheiros, quanto mais espelhos melhor.

2 – Ampliar a luminosidade – Ao rebater a luz natural, o espelho amplia a luminosidade ambiente. Mas não é só isso: podemos usá-lo também para personalizar a iluminação, manipulando as luzes de maneira ideal para atender às nossas necessidades.


Imagem da internet

3 – Trazer parte da área externa para o ambiente – Além de iluminar, colocados em lugares estratégicos, uma das funções do espelho pode trazer um pouco do verde da área externa para os ambientes. Esse recurso aumenta a sensação de paz e tranquilidade.

Nas paredes da sala, os espelhos devem ser aplicados de modo a refletir espaços ou objetos de destaque na decoração, evitando que se direcionem às pessoas.

4 – Matéria-prima de objetos decorativos – O espelho pode decorar sem estar aplicado na parede. Nesses casos, é usado como mesa de centro, bandeja, lustre e mais uma infinidade de objetos que traduzem charme e beleza. Objetos espelhados são chiques e inusitados. Os lustres com revestimento total da peça, ou apenas em plaquinhas, são sempre modernos.


Imagem da internet

5 – Revestimento de móveis – O espelho pode ser aplicado sobre a madeira, nas laterais das cabeceiras da cama e armários, dando aos móveis um novo visual. Nas portas dos armários, eles são uma ótima opção para quem tem pouco espaço. Também pode ser colocados na porta de dentro ou de fora do armário.

6 – Espelhos de aumento – Aumentam a imagem refletida, são indispensáveis para uma maquiagem perfeita.

Como fazer um móvel espelhado?

Sabe aquela penteadeira antiga da vovó ou aquele criado-mudo para o qual você cansou de olhar todos os dias? Revestir gavetas ou outras superfícies com espelhos é mais fácil do que parece. Hoje, há no mercado diversos modelos de espelhos com adesivos que permitem fácil fixação em móveis.

Saiba como fazer você mesmo:

1 – A primeira coisa a se fazer é tirar todas as medidas das superfícies que serão revestidas. Você pode começar, por exemplo, com um aparador reto, sem muitos detalhes, para facilitar a fixação.

2 – Para facilitar, desenhe as medidas em um molde de papel e confira se a peça se encaixa neste molde. Faça a encomenda em sua vidraçaria de confiança, mas não se esqueça de optar por uma cola própria para a fixação.

3 – Quando seu espelho chegar é só ir colando os pedaços de acordo com as medidas que fez anteriormente. Se preferir, pode usar diversos tipos e tamanhos de espelhos: prata, bronze, fumê ou até mesmo incrementar o móvel com medalhões de espelho bisotado.

4 – A regra aqui é não ter regras. A customização pode e deve seguir a criatividade e desejo de cada um. Use a imaginação e teste diferentes desenhos nos tampos. Você pode colar um espelho inteiriço, ou  definir tamanhos diferentes para vários espelhos compondo um mosaico, as possibilidades são muitas.

Pronto! Agora você já tem algumas ideias para renovar o visual da sua casa ou do escritório.

Compartilhe nas redes sociais: